Somente neste ano, 490 projetos viários de trânsito foram elaborados em diversas ruas da Capital. São novas sinaleiras, tachões, lombadas, travessia de pedestres, modificações em sentido de vias, pinturas indicativas no solo, placas de sinalização, entre outros. Muitos dos projetos, avaliados pelos técnicos da Gerência de Planejamento de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são realizados a pedido dos moradores, comunidades e escolas.
“A engenharia de trânsito, junto da fiscalização e da educação, são os alicerces da mobilidade urbana. Por isso, mantemos um diálogo constante com os moradores, ouvimos suas sugestões e avaliamos todas as possibilidades. Nosso objetivo é garantir uma maior segurança e a fluidez ao trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Intervenções – São diversos os exemplos, como a implantação de semáforos inteligentes na extinta rótula da Nilo Peçanha, que apresentou uma significativa melhoria na fluidez da região, reduzindo os congestionamentos. Na avenida José de Alencar, próximo da Paes de Andrade, foi implantada uma sinaleira para pedestres, com gradis orientando a travessia, beneficiando 1,4 mil pessoas que circulam na região. A Otto Niemeyer, na Zona Sul, foi revitalizada em toda a sua extensão, com novas placas, faixas e intervenções viárias, como nos cruzamentos com a Cavalhada e Wenceslau, pontos de grande fluxo. Com vistas à Copa do Mundo, foram implantadas placas turísticas bilíngues no Centro Histórico. As próximas regiões a receber as sinalizações serão a do Aeroporto, Castelo Branco e Farrapos.
“Nosso trabalho é diário. Os projetos seguem sendo elaborados e analisados pelos técnicos. Atualmente, estamos revisando a Terceira Perimetral e estudando um binário para as avenidas Presidente Roosevelt e São Paulo, além dos diversos pedidos da população”, disse a gerente de Planejamento e Circulação de Trânsito da EPTC, Carla Meinecke.
Quem tiver uma sugestão para melhorar o tráfego de sua região pode dirigir-se ao Atendimento ao Cidadão da EPTC (avenida Érico Veríssimo, 100), fazer um protocolo e acompanhar seu pedido. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 156 ou no site www.eptc.com.br.
0 comentários:
Postar um comentário