Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE SERÁ COMANDADA POR UMA MULHER


A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou há pouco, em um encontro no Moeda Bar e Restaurante, do Santander Cultural, o nome de Jane Tutikian como a patrona da nova edição do evento. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, o editor João Carneiro, na presença do patrono da Feira 2010, o folclorista Paixão Côrtes. A patrona foi escolhida por um colegiado de notáveis dentre uma lista com quatro finalistas — também concorriam Airton Ortiz, Celso Gutfreinde Luiz Coronel.
Normalmente a escolha é feita entre cinco indicados, mas logo depois do anúncio dos patronáveis, em agosto, José Clemente Pozenatto, o quinto finalista, declinou do convite. Os patronáveis foram obtidos através de votação entre os associados da Câmara da Livro, o que inclui livreiros e editores. O nome do patrono saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por figuras de destaque, pessoas ligadas à universidade, ex-patronos e dirigentes da Câmara, a quem foi pedido que votassem em três candidatos cada um, escolhendo-se daí o mais votado.



A novidade no processo de escolha deste ano é que as livrarias da cidade abriram o voto para os candidatos de sua preferência e puderam fazer campanha entre seus leitores – permitindo que o público também participasse da escolha.
Jane Tutikian é a primeira mulher a comandar a festa da praça desde a eleição de Patrícia Bins, em 1998 – e a primeira mulher escolhida para o cargo no século 21. Porto-alegrense, nascida em 1952, Jane Tutikian tem uma obra na qual se equilibram a vida acadêmica e a literatura. Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS, é professora na mesma universidade, além de autora de mais de uma dezena de livros – com títulos que alternam obras dedicadas ao público adulto e ao infanto-juvenil.
Com sua obra para jovens, Jane já tem na estante um Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, pelo livro A Cor do Azul, de 1984. Sua estreia se deu com os contos de Batalha Naval, em 1981. Entre seus livros mais recentes encontram-se o livro de contos adultos Entre Mulheres: Contos do Amor Aprendiz (2005), e os infanto-juvenis Olhos Azuis, Coração Vermelho (2005); Fica Ficando (2007) e Por que não agora?, lançado na Feira do Livro do ano passado.
A 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, estendendo-se pelos arredores até o cais do porto.

0 comentários:

Postar um comentário