Primeira rua declarada Patrimônio Ambiental de Porto Alegre e considerada, por eles, a rua mais bonita do mundo . A Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre , no Brasil, não é a rua mais bonita do mundo apenas pelo impressionante efeito visual do seu imenso túnel verde de tipuanas. Ela é a rua mais bonita do mundo por isso, mas, sobretudo, porque essas árvores foram plantadas a acarinhadas pelos seus moradores, ao longo de várias décadas; ou seja, este túnel verde é resultado do amor, do amor às árvores!
E foi a partir desse amor e dessa luta dos moradores da Gonçalo de Carvalho, que o poder político da cidade se viu obrigado a reconhecer a importância deste património cultural, paisagístico e ambiental, classificando-o e protegendo-o com a força da lei. Embora, como se constata pelo vídeo, lá como por cá, nem sempre a lei é, por si só, garante da preservação do património. O poder público tem que saber manter esse património para as gerações futuras.
As árvores
O túnel verde é formado por dezenas de árvores tipuanas, plantadas em 1937.
Trata-se de uma espécie de clima tropical e subtropical, que se ambientou às cidades, sendo intensa sua presença na arborização urbana. Quando jovem cresce até um metro por ano, atingindo a altura de doze metros. Tem porte ereto, com ramos longos e folhas compostas por folíolos elípticos verde-escuro. A casca do tronco é escura e enrugada. Perde as folhas total ou parcialmente no inverno. A primeira floração ocorre normalmente aos oito anos de idade. As flores, amarelo-ouro, agrupam-se em numerosos cachos perfumados que atraem borboletas. Os frutos contêm duas ou três sementes, apresentam expansões alongadas em forma de asa e quando maduros tornam-se secos e pardos. Fornecem madeira branca e resistente.
0 comentários:
Postar um comentário