A comédia Pamonha e Panaca mostra dois amigos inseparáveis, que vivem como gato e rato, em plena competição e tentam se sabotar o tempo todo. A peça conta a história de duas pessoas simples, sem dinheiro algum, que riem da própria desgraça. As personagens Pamonha e Panaca vivem para tentar saciar a própria fome e, repletos de divergências, já se habituaram a regar sua ranzinza amizade com boicotes, intrigas e manipulações em que os problemas são deixados para segundo plano, dando espaço para a ambição.
A necessidade de se alimentar e o pretensioso desejo de ser o dono da verdade fazem um amigo empurrar, inconscientemente, o outro para a liderança de cada empreitada. Assim, a cada momento, uma personagem toma a dianteira em tentativas como pescar, colher frutos e até roubar um galinheiro. Às vezes irritada – outrora irritando, a dupla oscila momentos ameaçadores e perversos com ingenuidade e inexperiência, que dão comicidade ao espetáculo.
Pamonha e Panaca não percebem que eles mesmos são os responsáveis pelo próprio fracasso. De repente, surge a ideia de jogarem na loteria, e a dupla tira a sorte grande. Contudo, parece que nada está resolvido. Enriquecidos, os amigos continuam com os velhos hábitos e a antiga falta de conhecimento. Ricos financeiramente, mas carentes de conhecimento, Pamonha e Panaca tornam-se ainda mais ardilosos, mas perdem todo o dinheiro que ganharam e voltam à antiga pobreza.
Autor: Rogério Blat
Diretor: Ernesto Piccolo
Elenco: Cristina Pereira e Ricardo Blat
Cenógrafo e figurinista: Ronald Teixeira
Em cartaz no Theatro São Pedro, nos dias 27 e 28/08/2011. Ingressos a venda!
0 comentários:
Postar um comentário