O primeiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a cidade de Porto Alegre começará a ser construído ainda em 2011. Trata-se do Memorial Luís Carlos Prestes, desenhado e doado à cidade em 2008. Na tarde desta quinta-feira, 25, no Rio de Janeiro, o prefeito José Fortunati, acompanhado do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto Neto, e de familiares de Prestes, colheu a assinatura final do arquiteto no projeto. Com o ato, a prefeitura está liberada a autorizar o início das obras. De acordo com o calendário apresentado por Novelleto, a obra deverá iniciar até dezembro e estará pronta no prazo de 18 meses.
Localizado na esquina das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o memorial abrigará também a sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O local será a base administrativa e de operações da federação na Copa do Mundo. Doado à cidade em 2008, o projeto de Niemeyer, 103 anos, deve ser inaugurado no começo de 2013. O Memorial cria espaço para o resgate da vida de um dos mais importantes ícones da história porto-alegrense e brasileira e será erguido no trajeto conhecido como Corredor Cultural de Porto Alegre, área que inicia na Usina do Gasômetro e se estende até o Museu Iberê Camargo, outro marco arquitetônico da cidade.
Também participaram do encontro o arquiteto responsável pela execução da obra, Hermes Teixeira da Rosa, o representante do Instituto Olga Benário, Edson Santos, o presidente da Corrente Comunista Luís Carlos Prestes, Caco Pinheiro Machado, e o arquiteto Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, que colaborou com o projeto.
0 comentários:
Postar um comentário