Percorrer os lugares vivenciados pelos negros, evocando a presença, a memória, o protagonismo social e cultural dos africanos e seus descendentes no Centro Histórico de Porto Alegre, é a proposta da próxima caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no sábado, 12, a partir das 10h.
Com saída do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, o roteiro terá duração de, aproximadamente, duas horas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
O Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre integra o Programa Monumenta, cuja pesquisa histórico-antropológica indicou os lugares vivenciados pelos negros, a fim de elaborar objetos de arte representativos, como no Cais do Porto e antigos ancoradouros; no Largo da Quitanda (Praça da Alfândega); no Pelourinho (Igreja das Dores); no Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio) e Esquina do Zaire (av. Borges de Medeiros com Rua da Praia).
Para participar da caminhada, basta doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município ou ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da prefeitura. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelos telefones 3289-0176 e 0800-517686.
0 comentários:
Postar um comentário