Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os desafios de Porto Alegre para a Copa 2014

Fundada junto ao rio Guaíba em 1772, Porto Alegre foi eleita por três vezes a metrópole brasileira com melhor qualidade de vida pela ONU, além de ser uma das capitais mais arborizadas do Brasil, com uma média de 17 m2 de área verde por habitante.


Beira-Rio e Olímpico: os dois estádios de Porto Alegre
Porto Alegre conta com dois estádios, o Beira-Rio e o Olímpico, e dados de público e arrecadação que indicam a potencial sustentação econômica das adaptações necessárias para atender às exigências da Fifa. O que para outras cidades seria motivo de contentamento, na capital gaúcha virou um problema. Isso porque a Fifa permite o uso de apenas um estádio por cidade, para concentrar as transmissões das partidas, e as arenas pertencem a times rivais.


O estádio José Pinheiro Borda, conhecido como o Gigante da Beira-Rio, pertence ao Sport Club Internacional, o Inter. Para sediar os jogos da Copa, o Beira-Rio já está passando por uma reforma. E o Estádio Olímpico Monumental, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Este time, por sua vez, aposta na construção de uma nova arena multiuso na saída de Porto Alegre, próximo à BR 116 e do seu entroncamento com a nova rodovia BR 448. A obra estaria aliada a um plano de urbanização que incluiria edifícios residenciais, comerciais, unidades educacionais e serviços.


Os dois projetos em disputa vão além de um empreendimento esportivo, estando inseridos em programas de urbanização ou revitalização do entorno. Após a escolha, o plano com as mudanças deverá ser definido, com a viabilização dos recursos para os investimentos.





Mobilidade e acessibilidade
A região metropolitana de Porto Alegre abrange mais de 30 municípios, que se ligam à capital pelas rodovias BR-116 e BR-290 (conhecida como a Freeway), e pela av. Castelo Branco. As opções de transporte público são as 330 linhas urbanas e 1.882 linhas intermunicipais, além do sistema de trens metropolitanos, cuja ampliação deve custar em torno de R$ 3,7 milhões.
O planejamento da mobilidade urbana da região tem estratégias de implantação da Rede Estrutural Multimodal, com horizontes temporais para os anos de 2013, 2023 e 2033. A cidade planeja ainda um metrô com extensão de 37,4 km e capacidade para 80 mil passageiros por hora, mas apenas a primeira fase do projeto deverá ser executada para a Copa. Ela teria 13,2 km de extensão, e facilitaria a acessibilidade dos visitantes. Além disso, o DNIT planeja obras rodoviárias para melhorar o acesso ao interior, a Santa Catarina e à Argentina.

Desafios para 2014
O maior desafio a ser enfrentado pela cidade de Porto Alegre nos próximos quatro é a melhoria da infraestrutura urbana, com dois grandes projetos de implantação do metrô e urbanização da orla do rio Guaíba.

Não menos importante é concluir um novo estádio até 2013. Um desafio importante talvez seja administrar a rivalidade existente entre os dois times gaúchos tradicionais (Grêmio e Inter) e chegar a um consenso sobre qual vai ser o estádio-sede de Porto Alegre.

0 comentários:

Postar um comentário