Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dicas de Vestibular - O dia da Prova

Depois de ter lido dicas sobre como estudar, fazer uma boa redação, manter a calma, aproveitar feriados e outras tantas que o sejabixo! disponibilizou para você, é hora de saber como agir no dia em que acontecem os vestibulares. Imagine como seria frustrante ter se dedicado o ano inteiro para a prova e, ao chegar o dia marcado para o exame, você simplesmente se atrapalhar com horários e outros fatores importantes e alguma coisa sair errada? É, ninguém quer que isso aconteça. Confira algumas dicas para não correr riscos!

Saindo da cama

Não levante muito tarde. Como você deve ter deitado cedo no dia anterior, é provável que você esteja disposto para acordar antes das 10 horas. Passar muitas horas na cama pode deixá-lo com mais preguiça e fazer parecer que você não dormiu nada a noite inteira.

Tome um banho para despertar de vez e parta para um café da manhã reforçado. Mas não coma nada muito pesado, como alimentos ricos em gordura, pois a digestão demora mais tempo para ser realizada e acaba causando sonolência.

De olho nos horários

É incrível como o tempo, em dias como esses, parece passar voando e por isso é preciso ficar sempre de olho no relógio. Programe-se para conseguir fazer tudo o que precisa em casa e ainda sair com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado ao local de prova.

No manual do candidato as universidades divulgam os horários de abertura dos portões, do início da prova e a tolerância de atraso. A verdade é que a maioria delas não possui essa tolerância para atrasos e aí, qualquer minutinho poder ser decisivo para te tirar da concorrência.

Para chegar ao local da prova

Quem se inscreveu direitinho no processo seletivo da universidade recebeu pelo correio, ou pôde conferir pela internet, o lugar em que faria o vestibular. Não adianta ir conferir esse documento com uma hora de antecedência da prova e descobrir que o seu local é em uma cidade a duas horas de distância da sua. Era preciso ter feito isso antes.

No dia do vestibular você já deve estar preparado, com o endereço em mãos. Mesmo que a sua casa seja pertinho do local do exame, não se esqueça que você pode contar com fatores como trânsito e problemas no carro para atrapalhar. O correto, por precaução, é sair de casa com bastante antecedência.

Não esqueça os documentos

Chegar na sua sala de prova com as mãos abanando não vai adiantar nada. É preciso que você se identifique para que o fiscal tenha certeza de que fez a inscrição e está autorizado a participar do processo seletivo.

Para não passar por esse embaraço, separe alguns documentos como ficha de inscrição, carteira de identidade e CPF - há ainda algumas universidades que pedem ao candidato que leve fotos 3x4 no dia do exame. Guarde-os na mochila e só tire-os de lá quando o fiscal pedir.

Material necessário

Para prestar um vestibular o candidato não precisa de muito material. O máximo é, na verdade, o básico: lápis, borracha, apontador e caneta azul ou preta. Evite levar estojos enormes, lotados de canetas coloridas e outras coisas que não terão utilidade nenhuma.

Caso o processo seletivo que você irá prestar necessite de algum material extra, o manual do candidato indicará.

Lanchinho e roupas

Os vestibulares costumam ser demorados e passar 5 horas de prova, mais ou menos, incomodado com o que está vestindo pode atrapalhar seu desempenho. Vista roupas confortáveis, adequadas para o clima do dia.

Os lanchinhos rápidos também são outra ferramenta importantíssima. Prepare alguma coisa saudável em casa para comer durante a prova, como um sanduíche natural ou uma barrinha de cereais. E não se esqueça da água! Ficar muito tempo sem se alimentar pode até causar desmaios, o que não seria nada agradável nessas horas de vestibular, não é?

Depois desses toques, basta se organizar para que tudo saia da melhor maneira possível. Se estressar mais ainda em dias como esse podem prejudicar seu desempenho, e aposto que nenhum vestibulando quer passar por isso.
 

0 comentários:

Postar um comentário