Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Passeios em Porto Alegre - Chalé da Praça XV


Chalé da Praça XV é um dos mais tradicionais bares e restaurantes de Porto Alegre. Localiza-se no Centro Histórico da cidade, em frente ao Mercado Público, no meio da Praça XV de Novembro.

O primeiro Chalé foi inaugurado em 22 de novembro de 1885, como um quiosque para venda de sorvetes. Foi reformado em 1909 e 1911, e novamente em 1971, após um incêndio. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantendo contudo sua função de restaurante.
Constitui até os dias de hoje uma área de encontros e lazer bastante frequentada no centro porto-alegrense, graças principalmente à sua localização, às árvores a seu redor, à sua culinária saborosa e à música ao vivo. Conta ainda com um cyber café no seu interior.
Construído com elementos desmontáveis de aço, madeira e vidro, seu projeto segue um esquema radiocêntrico. Seu estilo é eclético, e revela a preferência pelo pitoresco da época de sua construção. Encontram-se contudo elementos nitidamente Art Nouveau na decoração, principalmente no gradeamento metálico que cerca a área ao ar livre em torno e fecha o terraço. Os pilares e decorações metálicas, bem como os painéis modulares de madeira e vidro que compõem a fachada, são testemunho das inovações tecnológicas ocorridas na virada do século XX e que influenciaram estilos arquitetônicos.
O pequeno prédio tem dois pavimentos em planta octogonal, mais subsolo e mezzanino, totalizando 195,23 m² de área construída. O térreo é composto pelo salão principal do restaurante, mais uma sala anexa para cozinha e apoio, e o pequeno mezzanino. O piso tem ladrilhos hidráulicos em motivos geométricos. O piso superior, por onde se sobre através de uma escada metálica móvel, mostra uma saleta menor também octogonal, com telhado ornamentado com lambrequins, sendo rodeada de um terraço com grades como parapeito.
No dia 11 de janeiro de 2011, o Chalé e sua praça foram reabertos pela prefeitura, após um período de ampliação e de diversas melhorias em sua estrutura, ao custo de 1,5 milhão de reais.
O Chalé da Praça XV funciona todos os dias da semana. 
Outra novidade para quem circula pelo Centro de Porto Alegre é a reurbanização da Praça XV. O local recebeu tratamento paisagístico com iluminação especial, renovação da pavimentação e melhores condições de acessibilidade. O trabalho começou em setembro do ano passado e foi feito com investimento da prefeitura de Porto Alegre e da iniciativa privada. 
As próximas etapas de reforma no local incluem a implantação de jatos ornamentais de água e a construção de um monumento em homenagem ao jornalista que dá nome ao largo, Glênio Peres. Outra melhoria prevista para a área é a abertura ao tráfego de veículos, para incentivar o uso do Centro pela população e por turistas. 
O conjunto integra-se às melhorias já realizadas no Largo Glênio Peres, onde foram recuperados o piso, colocados deques de madeira nos bares do Mercado Público, instalada uma rede wireless e câmeras de videomonitoramento para aumentar a segurança na região. 

Fontes: Wikipédia e Jornal do Comércio

0 comentários:

Postar um comentário